#25 O corpo da mulher na História (com Paloma Czapla)

As noções que temos de “homem” e “mulher” em nossa cultura parecem dadas, fixas e completamente “naturais”. Quase automaticamente associamos certas características e atributos a esses rótulos assim que os ouvimos – como já conversamos no episódio sobre masculinidades.

Agora, para falarmos especificamente sobre a construção do que entendemos como “mulher”, vamos voltar um pouco no tempo (para perceber, no fim, que esse passado não é tão passado assim).

Chamamos para nos conduzir nessa jornada Paloma Czapla, historiadora pela UFRGS e mestranda em História Cultural pela Unicamp, na linha de pesquisa sobre gênero e teoria feminista.

A pesquisa da Paloma parte de um processo criminal de uma mulher que foi condenada por matar seu marido em 1940 no interior do Rio Grande do Sul e abre para pensar as narrativas que foram historicamente construídas sobre as mulheres, além das intersecções de sexo, gênero, classe e raça no sistema penal.

A partir dessas discussões, a Paloma levanta temas extremamente relevantes para nosso contexto atual: o que foi falado sobre as mulheres ao longo da História? De onde nossos referenciais do que entendemos como “mulher” vêm? Como isso influencia a vida das mulheres até hoje, especialmente as não brancas? Qual a importância de estudarmos esses discursos? Como isso se conecta com a possibilidade de construirmos realidades diferentes para as mulheres hoje em dia?

O papo foi descontraído e, ao mesmo tempo, profundo, que é como gostamos. Puxe uma almofada e venha com a gente!

…….

Quer apoiar o Coemergência? Estamos no Apoia.se 😉

Junte-se à discussão