Interser #11 | História e filosofia da desobediência civil (com Eraldo Souza dos Santos)

Seres de todos os reinos,

Seguindo a nossa exploração da intersecção entre os mundos ditos interno e externo, a presente conversa explora uma importante tradição de transformação social que trabalha nos dois polos, e com a qual temos muito a aprender: a da desobediência civil.

O entrevistado da vez foi Eraldo Souza dos Santos (@esdsantos), que é filósofo e historiador do pensamento político. Atualmente ele está concluindo doutorado na Panthéon-Sorbonne, com uma pesquisa precisamente sobre desobediência civil, e já pesquisou e ensinou em várias universidades europeias; ele também vai publicar em breve um livro sobre a abordagem de Hannah Arendt sobre o tema.

O Eraldo explorou episódios importantes da história e da filosofia do conceito, bem como sua intersecção com temas como a função das narrativas, o papel da mídia, da polícia, da presença ou ausência de um horizonte de reconciliação. Eu gostaria de destacar também como, em diversos momentos, o Eraldo também desenvolveu reflexões que me parecem particularmente importantes sobre o quão centrada no estado e nas instituições liberais contemporâneas tem sido nossa imaginação.

*

Dois recados rápidos: seguimos fazendo o grupo de estudos que, neste momento, trata de transformação social da perspectiva da não-violência e da formação da “Comunidade Amada”. Estamos lendo A Dádiva do Amor, de Martin Luther King, e Paz é Cada Passo, de Thich Nhat Hanh. Inclusive, uma de nossas próximas entrevistas a ir ar é com o bispo Marc Andrus, que escreveu um livro bastante interessante, Brothers in the Beloved Community: the friendship of Martin Luther King and Thich Nhat Hanh (Irmãos na Comunidade Amada: a amizade de Martin Luther King e Thich Nhat Hanh). Fiquem de olho lá no nosso canal no Youtube, porque, devido à tradução, a entrevista será publicada em vídeo.

E se você quer nos apoiar, estamos no apoia.se/coemergencia. Cogite também divulgar nossos episódios em suas redes, caso eles te toquem ou pareçam benéficos de alguma maneira.

Um grande abraço e ótima conversa!

Junte-se à discussão