#50 Impermanência – O apego nas relações

Prosseguindo nossas conversas sobre a impermanência em suas diversas facetas, agora examinamos o que acontece quando rejeitamos a impermanência e lidamos com o mundo externo como se ele fosse constituído de objetos estáticos, fixos… permanentes. Achamos que essas coisas, ou melhor, processos que congelamos como coisas, têm o poder de por si só serem as causas da nossa felicidade (e também do nosso sofrimento). Por um equívoco de atenção e/ou por projeção, exageramos as qualidades dessa suposta entidade permanente. O nome dessa operação é apego, e é dela que falamos no programa de hoje.

Podemos achar, à primeira vista, que não temos tantos apegos assim. Por isso, frequentemente, o assunto surge mais no contexto de relacionamentos amorosos, e, de fato, foi principalmente sobre isso que conversamos hoje. Afinal, é um tema que toca a todos nós (do programa e ouvintes), e vale a pena ser explorado com algum detalhe. Ao mesmo tempo, podemos lembrar que temos muitos outros apegos não reconhecidos: a maioria de nós quer um bom relacionamento amoroso e vários outros bons relacionamentos com a família e com amigos, talvez uma casa, saúde, juventude, emprego, reputação. Talvez só percebamos a presença do apego quando essas coisas mudam, ou melhor, quando a mudança momento a momento de todas essas coisas fica óbvia.

Então a conversa não busca de forma alguma explorar todas as facetas do tema do apego em sua relação com o da impermanência, e também é uma conversa bastante pé no chão. Estamos dividindo nossas experiências e reflexões que surgem na tentativa de manter o coração aberto enquanto tudo muda constantemente ao nosso redor.

Se você quiser apoiar nosso trabalho, estamos em apoia.se/coemergencia. Faz a maior diferença para que possamos dedicar tempo e energia a esse projeto! Nossos apoiadores têm direito ao sorteio de dois cupons por mês para adquirir livros da editora Lúcida Letra. E ao longo do segundo semestre, tivemos a honra de sortear mensalmente as maravilhosas pinturas do artista Fábio Rodrigues. Dêem uma olhada no instagram dele, @iodris, e verão. Ainda falta o sorteio de dezembro!

Pratique

No episódio, falamos muito de algumas práticas conduzidas pela professora budista Thubten Chodron.

Elas são as práticas intituladas “Taking the Ache out of the Attachment” e “Transforming Attachment”, que se encontram neste link, Guided Buddhist Meditations, e funcionam melhor com o contexto da prática anterior, “Mind is the Source of Happiness and Pain”.

Estamos disponibilizando duas contemplações guiadas em português inspiradas nas contemplações sugeridas por ela, feitas com carinho mas ainda assim com um grau de improviso, com o intuito de fazer uma ponte entre essas reflexões e quem nos ouve. Use na medida em que for útil (salvar link como e baixar), e, melhor ainda, caso se anime, busque diretamente as fontes dessas contemplações:

Reduzindo a Dor do Apego
Transformando o Apego

Roda de conversa

No dia 17/12/2020, de 19h30 às 21h30, vamos seguir o papo com uma roda de conversa sobre como o apego opera nas nossas relações. Clique aqui caso queira participar!

Junte-se à discussão