#32 Educando corações e mentes (com Valentin Conde)

Uma das nossas maiores alegrias aqui no Coemergência é poder trazer convidados que nos ajudam a sonhar novos mundos, em várias áreas. Já que “não há um mundo pronto lá fora”, mudar o nosso olhar e expandir o que entendemos como possível é o primeiro passo.

Partindo dessa ideia, no episódio de hoje, vamos falar sobre educação. Seja pelo atual momento político do país (com os inúmeros cortes nas verbas, os problemas de gestão nas pastas relacionadas ao tema, as propostas de militarização das escolas, etc.), seja pelas insuficiências do nosso modelo educacional padrão, estamos realmente precisando nos nutrir de visões mais amplas e positivas. 

Para limpar e trazer brilho aos nossos olhos, convidamos o querido Valentin Conde [@valenconde], pedagogo formado pela PUC-SP, assistente de gestão executiva na Tibet House Brasil, professor no Instituto Sidarta  e idealizador do Projeto Presença, que visa tornar a cultura escolar e as políticas de educação mais contemplativas e compassivas. O referencial por trás desse projeto é o SEE Learning (Social, Emotional and Ethical Learning ou Aprendizado Social, Emocional e Ético), programa educacional desenvolvido pela Universidade de Emory em parceria com o Dalai Lama que, como ele mesmo diz, busca promover e estimular uma educação de corações e mentes. Bonito, né? A gente também achou.

A partir de sua própria experiência como professor e pedagogo, Valentin nos conduziu por reflexões sobre o que significa integrar a cultura contemplativa no ambiente escolar, o papel dos professores e das escolas, a importância de criarmos bons encontros, a necessidade de lembrarmos de nossa natureza humana compartilhada e da interdependência, o porquê de as escolas que seguem o modelo tradicional não estarem dando conta dos nossos desafios atuais, os diferenciais de programas educacionais que buscam abordar os aspectos socioemocionais e éticos e muito mais.

Se você quer se encantar pela energia do Valentin e se empolgar com a quantidade de movimentos bonitos que já estão acontecendo para reinventar o que entendemos como escola ou educação, vem ouvir. Só relaxar e apertar o play.

Ah, caso você queira conhecer mais sobre o SEE Learning ou saber como aplicar na sua escola, se esse for o caso, o Valentin pode ser encontrado em @valenconde.

…….

Quer apoiar o Coemergência? Estamos no Apoia.se

REFERÊNCIAS

 

 

Junte-se à discussão

comentários
  • Penso que esta ferramente de aprendizado social, emocional e ético não deva limitar-se apenas aos educadores, mas também para os responsáveis pelas crianças! É uma forma de educar para o amor, a compaixão. É a possibilidade de transformar o caminho da violência, para um caminho onde a mente e o coração, no convívio diário, cheguem primeiro, antes das ações de ima convivência violenta. Entendo, como educadora, que é a escola, seja pública ou privada que possibilita o rumo de uma sociedade democrática.