#28 Mindfulness no cuidado de si (com Erika Leonardo de Souza)

No nosso último episódio, que fizemos com a incrível Cris Guterres, levantamos a importância do autocuidado (especialmente em contextos de grande dor e sofrimento). Falamos de distintas práticas que cada um de nós aplica no cotidiano para desenvolver uma relação mais saudável com nossa mente e corpo.

Neste último episódio de 2019, para nos aprofundarmos nessas práticas, convidamos nossa amiga Erika Leonardo de Souza para falar sobre como as técnicas de mindfulness vem sendo utilizadas na área da saúde mental e como podemos tirar proveito dessas técnicas para lidar melhor com as nossas mentes.

Erika é psicóloga clínica, doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da USP e Pós Doutoranda no Hospital Israelita Albert Einstein. Neste ano de 2019, ela organizou, no Senac, em São Paulo, o I Encontro Nacional de Compaixão, evento que reuniu representantes de diferentes protocolos e metodologias para apresentar como é possível cultivar a compaixão por si e pelos outros.

Como se não bastasse, ela também é uma Trained Teacher do Programa Mindful Self-Compassion, ou MSC, e está terminando a formação como professora de Mindfulness e Compaixão para a saúde – Respira Vida Breathworks.

Erika nos ajudou, de uma maneira incrivelmente clara e didática, a percorrer por esses diferentes programas e esclareceu como podemos incorporar os fundamentos deles no nosso cotidiano. Foi uma verdadeira aula!

A partir deste episódio, vocês vão ver que iniciamos uma nova tradição, a de agradecer nominalmente alguns dos queridos mecenas e patrocinadores deste podcast que, por meio do seu apoio concreto e material, nos dizem que este trabalho é importante para quem ouve e serve como combustível para fazermos muito mais no ano que vem. Novas ideias borbulham por aqui e fazemos votos de que possamos honrar todo esse incentivo. Muito obrigado a vocês que, ao longo deste ano, nos apoiaram destas formas, mas de todas as outras também.

Aproveitando essa experiência de fim de ciclo que os finais de ano trazem, que possamos renovar nossos votos mais significativos. Que busquemos a felicidade genuína! Que possamos nos libertar do sofrimento e de suas causas. E que nos aproximemos cada vez mais dos caminhos que vão nos levar nessa direção.

Em 2020, seguiremos juntos nessa jornada (se a impermanência assim permitir, é claro). Mas, antes disso, bora pro papo! Aperte o play e vem com a gente.

…….

Quer apoiar o Coemergência? Estamos no Apoia.se 😉

Junte-se à discussão